A Importância dos dados fiscais no cadastro de produtos.
As recentes alterações de NCM’s podem ocasionar um grande impacto diretamente na hora de emitir uma NFe ou um cupom eletrônico (NFC-e). Estar com o cadastro de produtos sempre atualizado é uma tarefa indispensável. Para isso, conte com ajuda de sua contabilidade, pois ela será indispensável nessa tarefa. Assim você evita problemas com o fisco! A boa comunicação entre empresa e Contador é um dos aspectos-chave para o sustento de um negócio.
Existem uma série de dados fiscais que são obrigatórios e necessários no cadastro de produtos para emitir uma nota fiscal ou cupom fiscal; veja alguns deles:
- Origem – De qual é a origem do seu negócio, nacional ou estrangeira.
- NCM– Nomenclatura Comum do Mercosul Se trata de um código de 8 dígitos com grande importância, ele indicará qual categoria o produto pertence e assim haverá cobrança correta da tributação. O código está presente em todos os produtos e nas notas fiscais afim de identificação dos mesmos pelo governo.
- CST – Código de Situação Tributária, também conhecido como tipo de tributação de ICMS.
- ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
CFOP- é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código contem 4 dígitos e identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais exemplo notas de entrada e saída, por região e por natureza da operação.