Novas regras do Pix: saiba como podem beneficiar o seu negócio.
O Pix revolucionou as formas de pagamento no Brasil. Com um meio de pagamento instantâneo, taxas diferenciadas e simples de usar, o Pix é atualmente uma das formas preferidas de pagamento entre os brasileiros, sendo o segundo método de pagamento mais utilizado no país.
É indiscutível, o Pix é um fenômeno nacional. O aumento do número de clientes, das transações e do volume de dinheiro demonstram isso. Apesar de todo crescimento até aqui, esse é só o começo de uma revolução digital. Com as novidades e novas regras do Pix, surgem ainda mais possibilidades para beneficiar o seu negócio usando desse meio de pagamento.
Pix Saque e Pix Troco
Essas opções de transação permitirão que os usuários do Pix em 2022 possam sacar valores em pontos de comércio que tenham esse serviço, facilitando o acesso ao dinheiro por não precisar se deslocar até um caixa eletrônico.
PIX ou boleto?
Pagamentos feitos por boleto exigem a leitura ou digitação do código de barras. Já o PIX pode fazer a leitura de um QR Code. A principal diferença, contudo, é que, no PIX, a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário. O boleto exige compensação bancária e o dinheiro demora um pouco mais para cair na conta de quem vai receber.
PIX Aproximação
Esta é mais uma conveniência do PIX que deverá entrar no ar em 2022. Usando tecnologias que permitem a troca de informações sem a necessidade de fios e cabos de conexão. O funcionamento é similar aos das maquininhas de cartões por aproximação, só que, neste caso, basta aproximar o celular após entrar no aplicativo de seu banco.
PIX Offline
O serviço irá ampliar o acesso da população ao PIX, permitindo que sejam feitas transferências mesmo quando as pessoas não tenham acesso à internet. O consumidor irá abrir o aplicativo da instituição financeira onde tem conta, que gerará um QR Code Offline. O estabelecimento fará a leitura do QR Code e enviará às instituições financeiras envolvidas (pagadora e recebedora) a informação de que a transação foi concluída.
Pix Débito Automático
De acordo com o Banco Central, a novidade permitirá o agendamento de pagamentos instantâneos. O novo método tem a mesma função dos débitos automáticos em conta corrente, muito utilizados para pagar despesas recorrentes, como contas de água, energia elétrica, internet e outras despesas fixas.
PIX Cobrança
No caso do PIX Cobrança, as atualizações prometem beneficiar especialmente as empresas, pois irão permitir a integração por meio de um arquivo padronizado. Isso facilita a vida de quem trabalha com pagamentos em massa, simplificando o trabalho. Desde o ano passado já estão disponíveis para o PIX Cobrança e pagamentos com vencimentos em data futura, podendo incluir juros, multas, acréscimos, descontos e outros abatimentos.
PIX Garantido
O produto ainda está em análise pelo Banco Central, com a expectativa de ser lançado no segundo semestre de 2022. A nova funcionalidade permitirá que os clientes dos bancos possam utilizar o PIX como modalidade de crédito em compras, sem a necessidade de usar um cartão físico ou a intermediação por um emissor ou uma bandeira, o que pode ocasionar o barateamento da operação.
PIX Internacional
Finalmente, o Banco Central estuda a possibilidade de internacionalizar o Pix, permitindo que usuários que não possuem um cartão de crédito internacional façam compras no exterior. Com as funcionalidades que já existem somadas àquelas anunciadas para breve e outras tantas a caminho, 2022 promete ser o ano do Pix.
Que atenção devo tomar para não errar o envio do PIX?
O Banco Central orienta que, ao incluir a chave, os dados da conta, ou utilizar o QR Code (pela leitura ou pela opção “PIX Copia e Cola”), o aplicativo da instituição indica, na tela de confirmação da operação, as informações do recebedor.
É necessário conferir se os dados batem com o da pessoa ou empresa a quem quer transferir o recurso ou efetuar o pagamento. Caso os dados não batam, é importante que busque a informação correta com o destinatário, para que confirme os dados, efetue sua operação com sucesso e evite golpes ou pagamentos para a pessoa errada.