Não existe idade para uma mulher se tornar empreendedora

Se você acha que existe uma determinada fase da vida ideal para montar um negócio e que antes ou depois disso não vale mais a pena empreender, continue a leitura e entenda por que essa ideia é um mito.

Você já pode ter se perguntado: “Existe idade certa para empreender?”, ou apenas: “Será que estou pronta para abrir uma empresa?”. A resposta para essa dúvida muito comum é: não existe nada definitivo. Afinal, empreender não é uma ciência exata, e sempre há muito a considerar para chegar a uma conclusão.

Você pode ainda estar na faculdade, ter uma carreira consolidada ou estar prestes a se aposentar. Se a ideia de empreender faz seus olhos brilharem, o desejo de tocar o próprio negócio não tem hora para aparecer. E não existe idade ou momento “ideal” para isso, até porque circunstâncias desfavoráveis e obstáculos a serem superados sempre irão existir, e os altos e baixos acontecem para todos. No final do dia, o que vale é a vontade de fazer acontecer, de transformar a realidade.

Se esse questionamento anda martelando na sua cabeça, vamos mostrar alguns sinais de que você pode vir a ser uma empreendedora de sucesso, para te ajudar na difícil e empolgante aventura que é decidir abrir uma empresa.

1. Você precisa ganhar mais dinheiro: não tem como negar, esse é um dos principais motivos de quem decide empreender. A futura empresária pode ver no próprio negócio a alternativa para gerar renda ou aumentar a que já tem. Ou seja: abrir uma empresa é uma forma ter o seu lucro.

2. Você quer transformar a realidade: muitas vezes o empreendedorismo é uma forma de causar um impacto positivo na vida das pessoas. Se você quer ser uma empresária para oferecer soluções inovadoras para problemas comuns do dia a dia de seu público, está no caminho certo.

3. Você quer realizar um sonho: sim, muita gente deseja ter o próprio negócio. Seja para se tornar chefe de si mesmo ou até mesmo para fazer aquilo de que gosta, esse sonho está atrelado à realização pessoal. Você sente que abrir um negócio é a sua grande chance de ser feliz? Vá em frente.

4. Você se aposentou e não quer parar de trabalhar: as empreendedoras aposentadas formam um grupo de pessoas que têm experiência, disposição e credibilidade e que já desenvolveram competências diversificadas. Se você se encaixa nesse perfil, com o tempo livre da rotina da aposentadoria, pode concretizar o sonho de ter o próprio negócio e ainda se manter em movimento.

5. Você quer mudar de vida: às vezes um emprego fixo pode ser um pouco entediante. É certo que a vida de empreendedora é para lá de corrida, mas se você se sente atraída por um cotidiano agitado, com adversidades e problemas à sua espera para serem resolvidos, empreender pode, sim, ser a sua praia.

Como podemos perceber, a decisão de empreender nada tem a ver com sua idade ou fase da vida. Ela depende única e exclusivamente da sua vontade de ser dona do próprio negócio. Claro que ter afinidade com a área em que quer investir e alguma experiência ajuda muito, mas habilidades gerenciais podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa e em qualquer momento.

Então, um bom ponto de partida é anotar esses cinco pontos em seu caderno, agenda ou computador e refletir sobre o seu posicionamento diante de cada um deles. Aproveite para registrar suas expectativas, pontos fortes e até experiências que já teve, além de ter ciência de que áreas ainda precisam ser mais aprimoradas. Seja quais forem, lembre-se de que há muitas formas para resolver essas questões, inclusive cursos livres online, como os que o Sebrae oferece gratuitamente.

 

Fonte: sebrae.com.br

© 2018 Cupom Fiscal Sistemas. All Rights Reserved. Designed By WAV Arte.